quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Design de moda - 1º dia de aula: Jolie! Jolie! por Andrea Cerqueira

Como mencionei no post anterior, não houve aula no que deveria ser o primeiro dia de aula. No 1º tempo houve uma pequena apresentação do curso de Design de Moda e uma palestra da Andrea Cerqueira e no 2º tempo houve um tour pela faculdade.

A palestra da Andrea Cerqueira foi muito boa. Ela falou sobre o seu ramo de atuação - moda infantil -, falou do quão carente é esse mercado, do caminho que trilhou com a Jolie! Jolie! para chegar aonde está e deu alguns conselhos bem interessantes.



CONSELHO: O mercado de moda infantil cearense está carente e é um ramo bem lucrativo. Os pais estão dispostos a gastar muito dinheiro com isso, seja com buffets, seja com o vestido de princesa que a filha só usará uma vez, no batizado ou na festa de um ano.

Andrea é formada em Design de Moda na Faculdade Católica do Ceará e começou o que hoje é a Jolie! Jolie! com 3 máquinas em um quartinho com 2 compartimentos na Rua Maria Tomásia, reduto de atelieres de novos estilistas em Fortaleza. Sobre esse quartinho, ela fala que sempre que passava por essa rua, comentava no quanto ela gostaria de ter ali seu atelier. Ela, assim como eu, acredita muito no poder da atração, e sonhou tanto com isso que realizou.



CONSELHO: use o poder da atração. Quando quiser muito algo, mentalize que vai dar certo - e dará!

Inicialmente, ela queria trabalhar com alta costura infantil, mas acabou cedendo à procura por varejo e abrindo uma loja embaixo do atelier. Para promover essa loja, ela fazia eventos, contratava palhaços e tudo o mais, mas mesmo assim só vendia nesses eventos. Quando já estava desestimulada, uma cliente do Maranhão entrou em contato através do blog da loja dizendo que gostava muito da Jolie! Jolie! e perguntando como fazia para revender as peças na loja dela. Nesse momento, apesar do sonho de trabalhar com alta costura infantil, ela não teve preconceito de mercado e começou a fornecer para a cliente do Maranhão.  

CONSELHO: não dispense nenhum mercado. Cliente bom é cliente que paga!

Hoje Andrea trabalha para 3 mercados: alta costura, show room e atacado, tudo no ramo de moda infantil.

Além do pai, que é seu sócio, Andrea conta com a ajuda de Sâmara, responsável pelo marketing e pelo comercial da empresa.

CONSELHO: Estilista só na "viagem" não dá certo, tem que ter alguém puxando o pé o tempo todo (trazendo pro "mundo real").

A Sâmara falou um pouco da realidade da empresa hoje, que vende em vários lugares do país. Falou que a alta costura traz o varejo, ou seja, as mães que procuram a loja para encomendar um vestido para suas filhas acabam levando algo do show room. Ela ressaltou que, apesar da proporção que o negócio tomou, elas nunca esquecem as palavras principais: aconchego, carinho, amor, e isso é passado sempre com os produtos Jolie! Jolie!.

Sobre o mercado infantil, ela falou que há 4 feiras nacionais ocorrendo duas vezes por ano, no começo e no meio do ano, e são elas: FIT, 0 a 12, Grupo Ópera e Baby Bum.

Na primeira feira a que foram, elas sequer tinham um stand, então ligavam para os lojistas para mostrar as roupas nos hotéis em que eles estavam. Elas chegaram a fazer um kit com rapadura e castanhas e entregar na Daslu, para convencer os lojistas a visitar o flat que alugaram no bairro Jardins e onde montaram um pequeno show room.

CONSELHO: Acredite no seu produto e não tenha vergonha de dar a cara por ele.

Na edição seguinte, investiram num show room na Baby Bum. Talvez por ser mais conceitual, essa feira acabou falindo. O Grupo Ópera então criou o espaço "Vilinha", que teve sua primeira edição em junho desse ano que, segundo ela, "bombou muito".

Sâmara reforçou que o mercado infantil está carente de coisas diferentes. Segundo ela, o cliente não quer marcas, quer idéias.

Sobre os erros na empresa, ela lamenta não terem se estruturado no começo, não terem feito um plano de negócios, terem começado apenas na cara e na coragem. Agora sim, sentem falta disso.

CONSELHO: Procurar estruturar o negócio desde o começo. Fazer um plano de negócios.

A Jolie! Jolie! saiu da Maria Tomásia, foi para o bairro de Fátima e agora está de mudança para a Vila União, para investir mais no atacado. A relação com os clientes é mantida através das redes sociais twitter, orkut e facebook, além do blog. A internet tem muito peso na marca, inclusive, seu catálogo é apenas virtual.

CONSELHO: Usar as redes sociais ao seu favor.

A Andrea voltou ao microfone e contou que o atacado pede 2 coleções por ano, e que elas trabalham ainda com uma coleção extra que chamam de "Festas e sol", para atender às festas de fim de ano e às férias.


Andrea lamentou que apenas agora, em São Paulo, depois de já vender seu produto em várias cidades no Brasil, veio fazer negócio com 5, 6 lojas de Fortaleza. Ela diz que o cearense não valoriza o mercado local.

Reforçando o que foi dito sobre o mercado infantil, foram apresentados alguns dados e estatísticas sobre esse mercado, que cresce 14% ao ano no mundo (o dobro do adulto) e inclui moda, brinquedo, buffet e tudo o mais, movimentando cerca de US$ 50 bilhões por ano. Um retrato desse crescimento é a inclusão do público infantil nas grifes de moda adulta, como Ronaldo Fraga e Isabela Capeto.

CONSELHO: mercado carente principalmente no que se refere a meninos! 

A estilista encerrou a palestra incentivando um maior investimento no mercado, pois ela não se preocupa com concorrência, quer mesmo que o mercado infantil CRESÇA! Ninguém quer trabalhar com um mercado morto, verdade?

E aí? Deu vontade de investir nesse mercado?

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